-
Arquitetos: Slee & Co Architects
- Área: 423 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Carla Schnetler
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso objetivo era criar uma edificação inspirada nas características especiais de 'Fijnbosch'. O volume deveria refletir o ambiente e mostrar seu respeito ao se misturar harmoniosamente com o cenário. Os visitantes também devem sempre estar cientes das vistas espetaculares em direção ao Simonsberg e à cadeia de montanhas Drakenstein. A área de degustação deve ser capaz de acomodar experiências personalizadas de acordo com os desejos de cada cliente. Portanto, era necessário ter um lounge, uma área de degustação, uma adega e uma cozinha para demonstrações. Também havia a necessidade de um escritório.
Os vinhos Capensis obtêm seu caráter único do terroir, da topografia, da altitude e do microclima da fazenda 'Fijnbosch' onde as uvas são cultivadas. Para não interferir em nenhuma terra cultivável, decidimos situar a nova estrutura em um terraço existente onde anteriormente havia uma casa de fazenda. O projeto consiste em um escritório agrícola independente, uma planta livre com uma quitinete e instalações sanitárias. Do outro lado de um pátio abrigado está a área de degustação.
As paredes do terraço existente foram estendidas para criar os muros de pedra do escritório agrícola e da área de degustação, agora conhecida como 'Kliphuis'. A pedra foi retirada da própria fazenda e construída da mesma maneira informal e artesanal do terraço existente. Telhados corrugados baixos e escuros flutuam sobre as paredes de pedra, criando o espaço do escritório e a área de degustação, projetando-se para formar um grande "stoep" de degustação com vista para o Vale Banhoek.
Toda a madeira usada na estrutura é originária de desmatamentos de espécies invasoras na fazenda, e todos os troncos foram cortados, serrados e secos na própria fazenda. A madeira foi extensivamente usada na estrutura do telhado, tetos, pisos, revestimento de parede e móveis. A paleta e textura naturais da madeira são complementadas com robustos "koppies" de argila nas áreas externas do piso. Portas de alumínio envidraçadas desaparecem em cavidades nas paredes de pedra, permitindo que a área de degustação se estenda para o "stoep", o jardim e a vista.
Os tecidos macios do interior e a aplicação mínima de obras de arte refletem intencionalmente as cores suaves e o caráter tranquilo da paisagem circundante. A sala de degustação é composta por um lounge confortável com lareira, uma pequena adega, uma mesa de degustação para 18 convidados e um balcão de serviço que também funciona como uma cozinha de demonstração para chefs: uma pequena cozinha industrial totalmente equipada. O balcão, a mesa, o aparador e os armários são todos feitos de madeira cortada na fazenda.
Foi instalado um sistema de resfriamento evaporativo para que os espaços pudessem ser resfriados no verão sem a necessidade de fechar as portas. Durante os invernos úmidos, uma lareira de dupla combustão aquece o espaço, garantindo uma sala de degustação aconchegante e confortável onde os convidados podem ser entretidos. A experiência de degustação é levada para fora, para o generoso "stoep", que abriga uma grande lareira a qual pode ser usada para cozinhar ao ar livre. Ao lado do "stoep" há um forno de pizza e, no jardim uma fogueira para entretenimento ao ar livre. Sob uma antiga pérgola reformada na extremidade do terraço está situada uma longa e grande mesa de degustação, convidando os visitantes a saírem para o jardim em dias sem vento.